Como chegamos aqui...

Há cinco anos atras, decidimos ter um filho/a. Tinha chegado o momento.

A nossa relação já tinha uns bons 10 anos, gozamos despreocupadamente e sem responsabilidades a vida. Então achamos que era chegada a altura de não sermos egoistas e trouxemos ao mundo uma filha linda.

Com a sua chegada sabiamos que teriamos de abdicar de algumas libertadades e espontaneidades para podermos proporcionar uma boa educação e base para o seu crescimento e desenvolvimento.

Quero eu dizer com isto, que a nossa filha teria que ter os seus horarios, as suas rotinas, os seus tempos, os seus locais, a sua prioridade. Ou seja, se antes podiamos decidir o que fazer, quando e aonde nos apeticia, agora é ela que marca o ritmo do dia à dia.

O engraçado da vida é que nós vamos mudando os nossos gostos. O que faziamos com vinte anos, já não tem piada nenhuma aos trinta. Com vinte anos comemos um Hamburguer e batatas fritas com ketchup, saimos à noite e apanhamos uma piela com cerveja. Aos trinta vamos jantar fora ao Restaurante da moda e saboriamos uma garrafa de vinho.

Por isso, nós tinhamos que evoluir.

Entre dar um biberão e trocar uma fralda, enquanto a Carla se destraia na SIC Gaja (mais conhecida por SIC Mulher) descobri um inglês chamado Jamie Oliver.

Para quem não sabe este rapaz é um conhecido Chef, que veio revolucionar a forma como os programas de culinaria são feitos em televisão.

Primeiro porque ele era um puto quando começou com os programas, segundo porque esses programas tem um ritmo desgraçado, terceiro e o mais importante para mim, ele tem uma paixão e entusiasmo por cozinhar que são contagiantes.

Bom, como ir jantar fora de uma forma espontânea não era para nós uma opção, eu tive a brilhante ideia de ir para a cozinha e começar a preparar uns jantares às sextas-feiras para nós os dois. O que eu hoje considero uma brilhante ideia, na altura não foi assim tão brilhante. Eu de cozinha percebia muito pouco. Então fiz como o meu mestre Jamie Oliver, vamos pôr paixão e entusiasmo nisto.

Os nossos jantares de fim de semana, passaram a ser o meu ponto alto da semana. Ver receitas, comprar os ingredientes, preparar a cozinha e o mais importante não começar sem abrir uma garrafa de vinho, colocar um pouco num copo e relaxar...

Os comentários possitivos começaram a ser constantes e repetidos e por isso ganhei coragem para alargar a minha plateia. Começamos com a familia, não correu mal. Passamos para os amigos e continuou a correr bem. Depois de quase cinco anos e ouvir varias e de diversas fontes, o "Deixa a tua profissão e dedica-te à culinária.". Aqui estou eu a começar 2010 com o projecto novo.



O que vamos fazer então ? Vamos convidar 12 casais amigos ao longo do ano e fazer um jantar Gourmet por mês para cada casal. Neste blogue iremos acompanhar esses 12 jantares. Iremos mostrar as ementas, as receitas e os comentários. Queremos que se inspirem no nosso exemplo e façam o mesmo. Quiçá começar um movimento dos Jantares Gourmet de Sábado à Noite.



Bom apetite.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Ementa de Janeiro

Aperitivos
Tostas
Champanhe de Romã
Entradas
Creme de Espargos
Prato Principal
Risotto de Camarão
Sobremesa
Mince Pies

1 comentário:

  1. Ora bem, eu e a Gabi tivemos a honra de sermos os primeiros convidados do Movimento dos Jantares Gourmet de Sábado à noite, aqui proposto pela Carla e pelo Nuno!
    Nós já conhecíamos os dotes de cozinheiro do Nuno e, mais uma vez, não fomos defraudados... nem "desfraldados" já agora... As entradas não foram as mini pizzas anunciadas, mas antes umas tapas cheias de originalidade com coisas como tomate seco, manjericão, alcaparras ou patés com vinho do porto... Ainda assim o meu preferido terá sido, se calhar, o menos original, aquele paté com azeitona! O champanhe de romã a acompanhar foi também original, muito bom e, pelos vistos, muito fácil de fazer. A provar que nem sempre é preciso algo de muito elaborado para surpreender os convidados.
    Seguiu-se o creme de espargos. Que hei-de dizer? Eu não sou grande apreciador de sopas, mas pareceu-me bem... por esta hora eu estaria à espera do Risotto de Camarão, que esse sim, estava divinal. Eh pa, que maravilha... e este já não era assim tão simples de confeccionar, já confirmei com outros cozinheiros que o confirmam. Nuno, deixa-te das informáticas e abre um restaurante! :-)
    Quanto à sobremesa, aquelas tarteletes (é assim que se diz/escreve?) com uma mistura de frutos secos a fazer lembrar o bolo-rei, devo estar em parte de acordo com a mãe da Carla, era mais fácil partir aquele excedente de massa folhada e comer o miolo :-)
    Entretanto, e inspirado pelo Nuno, aventurei-me há dias na cozinha e fiz uma açorda de marisco que não me pareceu ter ficado nada mal, mas é verdade que tentei seguir a receita à risca, que, segundo o Nuno é a melhor maneira de começar a cozinhar.
    Bem, fico à espera de ver aqui o seguimento destes jantares gourmet e das próximas receitas.

    Obrigado pelo jantar e, sobretudo, pela noite de boa disposição.

    ResponderEliminar